Rugas: Toxina Botulínica nelas!!!!!!

Rugas: Toxina Botulínica nelas!!!!!!

 Já que a mídia está super focada em falar sobre procedimentos estéticos, vou fazer meu segundo post do Blog sobre o mais queridinho de todos: o “botox”!! Então vamos lá!

Primeiramente, gostaria de deixar claro que, apesar da repercussão na mídia gerada pelas complicações após procedimentos estéticos, a aplicação da Toxina Botulínica realizada por um profissional habilitado e adequadamente treinado é um procedimento muito seguro! Com certeza você vai escolher um profissional que tem ao menos alguns anos de treinamento para realizar um procedimento com produtos injetáveis, mesmo que esse pareça um ato muito simples!

 

Vamos começar com  o básico: a toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que quando injetada em pequenas quantidades em músculos específicos pode gerar a paralisação dos movimentos locais! Nós, Médicos Dermatologistas, escolhemos os músculos responsáveis pelas principais rugas do rosto para aplicarmos o botox, gerando relaxamento em locais estratégicos para diminuir  a probabilidade de quebra superficial e profunda da pele (o que pode gerar a longo prazo uma ruga fixa).

 

O tratamento com a toxina botulínica é um procedimento simples, realizado em consultório médico. A maioria dos pacientes tolera bem o desconforto no momento do procedimento (para os mais sensíveis, temos algumas técnicas para aumentar o conforto) e, na maioria das vezes, não ocorre nenhum efeito pós aplicação. Alguns pacientes podem apresentar roxinhos leves nos locais de aplicação ou um leve vermelhinho (o que é compreensível se você é submetido a um procedimento injetável), os quais desaparecem em cerca de 7 dias (não faça nenhum procedimento poucos dias antes de uma festa importante ou comemoração!!!). Após o procedimento o efeito começa a aparecer em cerca de 72 horas após a aplicação e demora até 2 semanas para chegar ao pico do funcionamento. Da mesma forma que o efeito aparece gradativamente ele também desaparece, sendo que a partir dos 3 a 4 meses o relaxamento muscular vai diminuindo até que em 6 meses a musculatura não apresenta mais nenhuma ação da toxina. Apesar de não ter a ação do produto, as rugas e a pele não pioram com a metabolização da toxina no local, mas você volta a ser o que era antes da aplicação!!!

Atualmente, existem diversos tipos e marcas de toxina botulínica no mercado. As mais famosas são Dysport®, Botox®, Xeomin®, Prosigne®, Botulift®, entre outras! É importante que você saiba qual marca o seu dermatologista está usando no momento da aplicação, para fins de segurança e de uma futura reaplicação!

 

Em relação às indicações: a toxina botulínica é indicada para suavizar rugas mais profundas e para prevenir o surgimento das mesmas! Os locais com melhor indicação para a aplicação da toxina são: linhas verticais e horizontais entre as sobrancelhas, pés-de-galinha e linhas horizontais da fronte (testa), mas ela pode ser aplicada no contorno dos lábios (para o código de barras), nos músculos do pescoço (plastisma), músculo do queixo (para suavizar aquele aspecto de casca de laranja), no músculo nasal (para suavizar as linhas em cima do nariz – bunny lines), na linha da mandíbula (para melhorar o contorno facial), nas axilas para a diminuição da sudorese local (esse procedimento melhora muito a qualidade de vida dos pacientes!!), e assim por diante …..

Uma coisa muito importante é que os pacientes saibam que quando as aplicações são iniciadas de maneira precoce (antes da quebra da superfície da pele), as rugas fixas nem chegam a aparecer! Assim, a toxina botulínica é um ótimo procedimento para prevenção de rugas, melhora de textura da pele e desaceleração do envelhecimento!!

Consulte já seu médico Dermatologista para saber se você tem indicação de realizar o procedimento!!

 

(Para saber mais visite o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia)

About Author

Related posts

Give a Reply